Sobre a respiração do Yôga

  A primeira técnica que ensino ao aluno quando ele trava o seu primeiro contato com o Yôga é justamente a respiração. É ela a base para uma prática bem aproveitada e bem executada. A reeducação respiratória que propomos na aula de Yôga tem a intenção, além de oxigenar mais o corpo do praticante, de fazer com que ele tome consciência do que acontece com todo o seu corpo através de cada estímulo gerado ao longo da prática, de energizar e vitalizar ainda mais o seu organismo e, de acordo com a técnica sugerida, que ele tenha controle para estimular seu corpo ou estabilizar as suas emoções e aumentar o seu nível de concentração. É por isso que, no Yôga, praticamente todos os exercícios respiratórios exigem que o aluno respire exclusivamente pelas narinas: para maximizar e energia que ele capta através da respiração e assimilá-la da melhor maneira possível. Então vamos lá!! Se você ainda não travou contato com Yôga e, portanto, não teve a oportunidade de reeducar a sua respiração, esta é a hora! 1- Sente-se com as pernas cruzadas e apoie as mãos sobre os joelhos ou, sentir mais confortável, deite-se com as costas no solo e flexione os joelhos apoiando as plantas dos pés no chão. 2- Depois feche os olhos, leve a atenção para a respiração e vá sentindo o fluxo de ar que entra e que sai das suas narinas. Lembre-se: sempre pelas narinas. 3- Aos poucos, passe a utilizar o abdômen para respirar de forma que, toda vez que inspirar possa projetar o abdômen para fora e ao exalar, possa contraí-lo (Ar pra dentro, barriga pra fora. Ar pra fora, barriga pra dentro). 4- Invista alguns minutos da execução da respiração abdominal e depois apoie as mãos sobre as costelas e isole a respiração nesta região: intercostal. Agora, você vai inspirar projetando as costelas para os lados e exalar comprimindo esta região. 5- Feito isso, é a vez da respiração alta: você vai inspirar expandindo o peito e vai exalar, comprimindo. Note que quanto mais alta for a respiração, mais curta e superficial ela se tornará. 6- Na sequência, irá unir estas três respirações (baixa, média e alta) em uma só inspiração e exalação. Você vai inspirar projetando o abdômen pra fora, na mesma inspiração e sem pausas vai projetando as costelas para os lados para, enfim, expandir o peito. Depois irá exalar de forma inversa: tirará o ar do peito, depois das costelas e por último do abdômen. 7- Pronto! Desta forma você estará executando a respiração completa e irá trabalhar com um volume de ar muuuuuuito maior do que estava acostumado a usar sem precisar fazer esforço e de uma forma extremamente confortável. Lembre-se: este exercício precisa sempre ser confortável. A respiração completa já fará com que o seu corpo consiga captar mais oxigênio. Portanto, não faça aquele esforço danado tentando captar um volume extremamente grande de ar. Ao utilizar o abdômen na respiração, você já estará captando mais ar e de uma forma muito mais agradável. Beijinho!